Publicado por: horusviana | 07/03/2010

Diga “Terra Quadrada” ou eu atiro

Ainda há quem defenda que a Terra é quadrada, à imagem e semelhança de Deus. Não que Deus possa ser quadrado (talvez um cubo, All Spark), mas porque as bordas da Terra devem ser retas assim como Deus é “reto” (justo, correto). Assim como Deus ama mais os Estados Unidos que qualquer outra nação, pois abençoou aquela terra com o surgimento do beisebol, jogado em uma quadra com a perfeita forma do diamante, e porque vive lá o porta voz da Sociedade Internacional da Terra Quadrada, Pat Robertson. Porque mais seria?

 

Com interpretações literais da Bíblia Sagrada, beirando o fundamentalismo, a Sociedade convenceu-se (e pretende convencer-nos) ser portadora da Verdade, que preferimos os demais crentes ignorar com interpretações não-literais.

Na verdade, como lembra o autor deste post em Strange Maps, o próprio “senso comum” ainda carrega esta herança de pensamento, que já dominou o mundo um dia, com expressões como “fim do mundo” e “quatro cantos do mundo”. No entanto, a Sociedade leva a cabo esta idéia, contra todas as evidências científicas colecionadas até hoje. Uma delas, pode-se dizer, é anterior à própria Biblia: Eratóstenes (277-196 a.C.) era bibliotecário-chefe do museu de Alexandria, e conhecendo a distância entre as cidades de Siena e Alexandria (800 km) e a diferença na inclinação dos raios solares no mesmo horário nas cidades, pode calcular a circunferência da mesma, com um valor bem próximo ao determinado hoje. Pela mesma época, 72 rabinos davam início à versão Septuaginta, coleção de livros do Antigo Testamento considerada hoje a base das mais variadas versões bíblicas, na mesma Alexandria, para os muitos judeus que viviam no mundo grego. Antes disto, os gregos não apenas já sabiam que a Terra não era quadrada, mas já calculavam o seu raio.

Curioso também é que para a Sociedade, seus maiores rivais são os defensores da Terra Plana – International Flat Earth Society – para os quais a Terra tem o formato de um disco, segundo a mesma leitura estrita do livro sagrado. Mas não se animem: para nós globalizados (com trocadilho…), restou o limbo do desdém. O fim da página adverte: “Are you an unbelieving heathen who believes the world has round edges or — God help you — might even be spherical?” (Algo como: Você é um pagão incrédulo que acredita que o mundo tem bordas redondas ou – DEUS TE AJUDE – poderia ainda ser ESFÉRICA?) – como se esta fosse ainda a mais remota das possibilidades.

As provas

As passagens de Apocalipse 7:1, “Depois disso, vi quatro anjos que se conservavam em pé nos quatro cantos da terra, detendo os quatro ventos da terra, para que nenhum vento soprasse sobre a terra, sobre o mar ou sobre árvore alguma.” Jó 28:24: “Porque Ele vê até os confins da terra, e enxerga tudo o que há debaixo do céu.” Existem outras semelhantes, que brilhantemente levam-nos a concluir que a terra é PLANA E IMÓVEL.

Mas há controvérsias…

No mesmo site da Sociedade Quadrada, vem a pergunta, e Isaías 40:22?: “Aquele que domina acima do disco terrestre, cujos habitantes vê como se fossem gafanhotos, aquele que estende os céus como um véu de gaze, e como tenda os desdobra para aí se abrigar.” não seria uma contradição? Resposta: seria, mas justamente por isto é que não pode ser. Seria um erro de tradução, de onde o disco terrestre é o mesmo que a abóbada celeste. Então é necessário apelar para o senso comum: Afinal, todos sabem que uma tenda é supostamente quadrada…( talvez se pareça com um iglu de camping…).

  • Q: “posso acreditar que a Terra é redonda e ainda entrar no céu?”
  • A: “Não […] Deus não aceitará meio-crédulos no céu.” 

 

  • Q: “E sobre aquelas fotos do espaço, mostrando aTerra redonda?”
  • A: “Apenas mais uma prova que Holywood tem pacto com o demônio […] De fato, todo o programa espacial da NASA é uma fraude…

 

  • Q: “Como pode nehum piloto de aeronaves haver reportado nenhum limite da Terra?”
  • A: “Pilotos estão também na liga do demônio. É para sua proteção. Se aos crentes da Verdade fosse permitido pilotar aeronaves, muitos aviões iriam se tornar instantaneamente não tripulados durante a pré-Tribulação, assim, batendo e matando todos a bordo (TALVEZ POR ISSO MESMO ELES NÃO POSSAM PILOTAR…). Ao cruzar o equador ou o Meridiano de Greenwich, pilotos de avião têm de fazer afiada voltas de 90 graus para seguir os contornos quadrado da Terra. Eles se escondem este facto, culpando-o em ‘turbulência.’”

Além do que se você interpretar tais passagens como uma metáfora, dentro em pouco você também estará dizendo que a Terra não foi criada literalmente em 6 dias, que a terra naõ foi dividida em duas, como em Gênesis 10:25 (que diz apenas isso: a terra foi dividida em duas, sem mais explicações, inserida entre árvores genealógicas); sem falar que qualquer dessas divagações metafóricas pecaminosas levam certamente à morte.

E o que eu poso fazer na minha comunidade para fazer os pagãos da “Terra Redonda” verem a luz?

Mostre a eles esta webpage. Pegue sua própria Bíblia e mostre a eles o Apocalipse 7:1, Isaías 11:12 e as duas passagens de Jó. Se isto não convencê-los você pode usar sua própria Bíblia para atingi-los no topo de suas cabeças e gritar “TERRA QUADRADA!!!!”

(oh! morri…)

Talvez estes sites todos sejam uma piada bem elaborada, mas não sei provar que sim nem não. O site Strange Maps vai muito além e tem textos muito interessantes sobre mapas ainda mais interessantes. Só é bom lembrar que a Terra não é redonda mesmo (tampouco quadrada), mas é esférica; e sem aquele papo de geóide, porque a Terra (e, logo, a geóide) é aproximadamente 99,9999% esférica.

Senti uma Bíblia voando aqui de raspão…

*Lembrei das Coisas que Deus Odeia (Stuff God Hates.com). Acho que ele escreveu aquelas FAQ.

Anúncios

Responses

  1. Victor, ainda não entendi porque a Terra tem que ser necessariamente quadrada. Por que não pode ser retangular ou então quadrangular? Sera uma alusão contra a Igreja Quadrangular do Reino de Deus?

    • Porque… porque …
      oras, diz a sociedade que é uma verdade biblicamente estabelecida que a Terra é quadrada e imóvel – chupa Galileu! – evidências descritas em Daniel 4:10-11, Mateus 4:8, Josué 10:12, 1 Crônicas 16:30, Salmos 93:1 ; 96:10; 104:5, Isaias 45:18…

      Vamos lá: para eles, o fato de se ter quatro cantos poderia levar a crer que os cantos poderiam ser curvos, mas em Jó28:24, cita exatamente “nos fins do mundo”, e que por isto os “cantos” deveriam ser bordas “retas”…
      Combinando ambas as “evidências”, a Terra deveria ser um quadrilátero sendo possíveis:
      Um quadrado
      Um retângulo, não quadrado
      Um losango (rombo), não quadrado
      Um paralelogramo não retangular e não rômbico
      Um trapezóide etc…
      mas Isaías 11:12 faz referência a quatro “quartos” da Terra, querendo dizer que a Terra pode ser dividida em quatro áreas iguais, limitando as possibilidades acima a algumas possibilidades; e estando oa anjos a segurar os quatro ventos torna-se óbvio que deveriam estar nos pontos mais extremos, onde estes ventos se originam, limitando as possíveis formas a apenas QUADRADO e LOSANGO com os pontos cardeais nos seus extremos. (?). E porque QUADRADO???: poque a retitude de Deus deve ter criado a forma mais perfeita!

      Se isto não é o bastante para te convencer, considere que os EUA criaram o beisebol como isnpiração de Deus (porque Ele ama os EUA mais que tudo, como já diz a canção “Deus abençoe a América”) e fez os americanos criarem o beisebol com o grande propósito de nos revelar esta verdade.

      Mass.. se você quiser eu bato na sua testa gritando terra quadrada pra ver se entra na caixola!
      NÃO É A MORTE????


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: