Publicado por: horusviana | 08/03/2012

Lobbies telefônicos e celulares impossíveis

Desde que adquiri meu primeiro celular e LI o manual –  como todo engenheiro faz, como em geral os homens fazem, e na média a população abaixo dos 30 pensa em fazer na hora do sufoco – as letras miúdas anunciavam revoluções e funcionalidades. Porém em letras mais minúsculas deixavam bem claro que condicionadas à disponibilidade da operadora.

Isso, quando disponíveis; e não vinham de graça nem barato. Videochamada para mim é coisa de filme, somente; sequer conheço alguém que tenha tamanho poder. Internet 3G para mim é uma mão na roda, mas ainda uma piada, e só se a operadora achar graça.

Hoje a minha questão é achar um celular de dois chips (dual SIM) de qualidade. Não há.

Analisemos; para a índústria há um trade-off, um dilema possível: fabricando bons celulares duais ela passaria a vender menos aparelhos, as pessoas deixariam de ter dois ou mais aparelhos? Certamente. Mas muita gente também deveria comprar um aparelho dual novo e substituir os antigos. Depois essa é uma indústria de inovação, e troca-se de celular o tempo todo .

E as operadoras ficam felizes em facilitar a vida do cliente, dando a este maior oportunidade de escolha acompanhando as suas demandas? Negativo. Nossos telefones sequer são nossos; vem pré-configurados para exibirem, por exemplo, uma tela de abertura X que ficará no aparelho até que ele morra.

Meu dilema é que quero, provavelmente, utilizar dois chips da mesma operadora num aparelho no nível de qualidade dos melhores do mercado. Não há este aparelho. O lobby das telefônicas não permite essa flexibilização.

Mais fatos do lobby:

Hoje quem atrasa a entrada do 4G e a universalização (barateamento) da banda larga, no Brasil, são as próprias teles, que são contra mudanças na regulação do mercado (ou seja, abertura para pequenos provedores). http://www.senado.gov.br/NOTICIAS/JORNAL/EMDISCUSSAO/banda-larga/mercado-telecomunicacoes/modelo-antigo.aspx

As teles forçaram a tal ponto de fazer com que a Anatel retirasse exigências de metas de qualidade de serviço na minuta do edital do leilao (4G). http://opiniaoenoticia.com.br/opiniao/lobby-das-telefonicas-pode-derrubar-internet-4g/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: